São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitae dá oportunidades para músicos

A Vitae abre no final de março inscrições para bolsas de música. O público-alvo é formado por músicos instrumentistas, cantores líricos e regentes de coro/orquestra.
"Não existe um número preestabelecido de bolsas aqui e no exterior", afirma Gina Gomes Machado, 47, gerente de projetos da área cultural da instituição.
O objetivo do curso é realizar estudos de aperfeiçoamento em música erudita no Brasil ou no exterior. Por ano, inscrevem-se cerca de cem pessoas. Nos últimos cinco anos, foram oferecidas 78 bolsas —60 no exterior e 18 no Brasil.
O valor máximo do patrocínio é de US$ 15 mil, incluindo custos de viagem, estadia e despesas vinculadas ao programa.
"Mas o valor é muito variável, de acordo com a qualificação do candidato", conta a gerente.
A bolsa dura entre seis meses e um ano, com possibilidade de prorrogação em casos especiais.
Para concorrer, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, apresentar currículo e uma fita gravada com seu trabalho.
Há uma restrição: a bolsa não se aplica a instrumentos com teclado e violão, só aos outros instrumentos de uma orquestra.
Os candidatos devem ter idade máxima de 35 anos, sólida formação musical e aptidão comprovada por antecedentes importantes, compatíveis com o estágio de desenvolvimento na carreira.
"Para bolsas no exterior, a comissão de seleção vai avaliar candidatos, escolas e em que medida esgotaram as possibilidades de estudo no país", afirma Gina. "Verificaremos suas escolas e em que medida esses músicos já esgotaram todas as possibilidades de estudo no país."
Nesse programa, a Vitae concede bolsas para a Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, na Alemanha.

ONDE SE INSCREVER: Vitae - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, r. Oscar Freire, 379, 5º andar, Jardins, São Paulo, SP, tel. (011) 851-5299.

Texto Anterior: Seguro-desemprego dura até cinco meses
Próximo Texto: Construção civil registra aumento baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.