São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz ganha palco no país do teatro

MARIA ESTER MARTINHO

Depois de oito anos fora do Brasil, a atriz Clarissa Malheiros, 33, foi notada no paraíso do teatro —a Inglaterra— e desde 1990 vive só da profissão, em Londres. Saltou de "Senhorita Julia", de Strindberg, para um espetáculo da companhia Tootering Bipeds, que estréia este mês.
Ela trocou os empregos clandestinos pelo palco graças a uma formação voltada ao teatro do gesto. Em alta, a escola privilegia o movimento sintético e a sobreposição de línguas.
O gesto é sua tônica. Em Nova York, nos 80, fez teatro de rua e aperfeiçoou seu clown. Depois, estudou mímica em Paris. Em 90, foi chamada pela companhia inglesa Talking Pictures para o elenco de "Europeans", comédia em cinco línguas dirigida por Stephan Daldry, cabeça do Royal Court.
Seguiram-se outras duas com a companhia, três temporadas no elenco de montagem parisiense de "Carmen", e "Senhorita Julia", que fez para "vencer o medo da língua". Nem precisava: além de kung fu, dança, acrobacia, consta em seu currículo a fluência em inglês, francês e espanhol. A montagem dos Tootering Bipeds de texto mexicano serve a outro propósito: transcender o gestual. "A associação do gesto e da palavra cria um teatro poderoso."

Texto Anterior: A receita veio antes do negócio
Próximo Texto: TOQUE DE MADEIRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.