São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Indicadores Folha-Sebrae fazem 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O desempenho das micro e pequenas indústrias melhorou de 1993 para cá.
O nível de utilização da capacidade instalada passou de 61%, em janeiro de 1993, para 72% no mesmo mês desse ano, um salto de mais de 18%.
Os dados fazem parte da pesquisa Indicadores Folha-Sebrae, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e publicados com exclusividade pela Folha.
Fazem parte do trabalho 670 empresas industriais dos setores de vestuário, alimentação, metalurgia e madeira.
O universo da pesquisa engloba seis regiões metropolitanas do país —São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
O custo médio por empregado, que tinha a maior concentração na faixa de até dois salários mínimos, aumentou —passando para a faixa entre mais de dois a cinco mínimos.
Segundo José Augusto Assumpção Brito, 51, ex-diretor-presidente do Sebrae Nacional, o objetivo do trabalho realizado nesses dois anos —levar esclarecimento e incentivo para o crescimento do setor— foi alcançado.
"Procuramos desmistificar a questão da qualidade e mostrar que essas iniciativas podem ser viáveis", afirma Assumpção, que participou da criação do projeto.
O Sebrae estima que atualmente o Brasil possua 4 milhões de microempresas e que cerca de 20 milhões de pessoas estão querendo investir em seu próprio negócio.

LEIA MAIS
sobre os Indicadores às págs. 9-2 e 9-3.

Próximo Texto: Produção industrial fica estável em janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.