São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

A revanche do perdedor

INÁCIO ARAUJO

John Huston fez "Cidade das Ilusões", Martin Scorsese filmou "O Touro Indomável". Dois belos e duros filmes sobre boxe e seu mundo. Mas nenhum deles mobiliza tanto o espectador, em seu aspecto moral, quanto "Punhos de Campeão", pequena produção da RKO em que Robert Ryan é um boxeador decadente, condenado previamente a perder lutas (por conta de arranjos entre empresários e gangsteres). Mais eis que Ryan, impávido e em meio a uma crise conjugal, decide que não deve ser um perdedor. Robert Wise utilizou sua arte de montador e fez um filme-conflito, onde o espectador sente fisicamente a violência e a destrutividade de uma luta. De longe, sua obra-prima.
(IA)

PUNHOS DE CAMPEÃO (The Set-Up). EUA, 1949, 72 min. Direção: Robert Wise. Com Robert Ryan. Em preto-e-branco. Legendado. Na Cultura.

Texto Anterior: Hulot sofre na telinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.