São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vistoria em ônibus aponta insegurança

DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento realizado durante o ano passado com 60 ônibus com mais de dez anos de uso (fabricados antes de 1994) concluiu que a a maioria deles (54%) apresenta problemas capazes de comprometer a segurança dos passageiros e dos demais veículos com os quais convivem nas vias.
O trabalho foi feito pelo DNI (Departamento de Normalização e Inspeção), órgão vinculado à Unicamp (Universidade de Campinas), enquanto executava serviços de vistoria dos veículos para o DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem).
Todos os proprietários dos ônibus compareceram ao DNI previamente avisados de que haveria a vistoria. Segundo o relatório da pesquisa, isso levou a que uma parte dos defeitos tenha sido sanada previamente, indicando que a realidade é ainda pior do que aquela que está sendo refletida pelos números do quadro acima.
O total de ônibus em perfeito estado de conservação não ultrapassou 1% dos veículos checados.
Os principais defeitos encontrados foram bancos soltos, quebrados e com falta de parafusos; lanternas quebradas, soltas e queimadas; falta de extintores, de lacre ou de selo e prazo de validade vencido; inexistência ou falta de indicação de saídas de emergência.

Texto Anterior: Seminovo tem preço de 'popular' 0 km
Próximo Texto: Renault lança três novidades em salão; Ford F-150 lidera nos EUA há 13 anos; Agrale eleva vendas em 170% em janeiro; Audi usa energia solar no modelo A8; Mercedes desenvolve sistemas de segurança; Mitsubishi cria o Carisma na Europa; China promove uma 'corrida' entre fábricas; Cidade suíça é 'capital dos veículos elétricos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.