São Paulo, quinta-feira, 9 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jirinovski defende anexação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder ultranacionalista russo Vladimir Jirinovski disse ontem que seu país deve apoiar a Índia numa guerra pela hegemonia no subcontinente indiano.
"Antes de morrer eu gostaria de ver a mesma Índia de quando eu nasci em 1946 —não havia Paquistão, Butão ou Bangladesh", disse Jirinovski no encerramento de sua visita a Nova Déli.
Antes da independência em 1947, a região ocupada pelos três países compunha a Índia britânica. Segundo Jirinovski, a Índia foi dividida artificialmente por forças externas: Eu me oponho a qualquer divisão artificial de um país.
Durante a visita de três dias à Índia, o líder nacionalista, que defende a expansão da Rússia até pelo menos as fronteiras da antiga União Soviética, propôs a anexação do Paquistão por Nova Déli.
Autoridades de Bangladesh, o antigo Paquistão Oriental, criticaram as declarações de Jirinovski.
"Não vamos tolerar nenhuma conspiração contra nossa independência ou soberania", disse Abdur Razzaque.
"A declaração (de Jirinovski) é uma interferência imperdoável na nossa soberania."
Jirinovski aproveitou a viagem para fazer novas críticas ao presidente da Rússia, Boris Ieltsin, cuja administração acusa de corrupta.

Texto Anterior: Dois americanos são mortos no Paquistão
Próximo Texto: Incendiadas 65 casas na Índia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.