São Paulo, quinta-feira, 9 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel é lugar de muita história, religião e política

FRED MADERSBACHER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Israel, com 20.700 km2 —menor que o Estado de Sergipe—, estende-se entre o Mediterrâneo e o rio Jordão; das Colinas de Golã até a península do Sinai, no sul.
Sua ligação ao destino político de todos os impérios do Oriente Médio e do Egito resultou em mais de 4.000 anos de história —sangrenta, é verdade—, mas de uma extraordinária riqueza cultural.
Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo. Os romanos construíram a cidade e o porto de Cesaréia, os cruzados e as fortalezas de Akko e Belvoir, além das catedrais da Natividade, de Belém, e do Santo Sepulcro, de Jerusalém.
As muralhas de Jerusalém foram vezes e vezes destruídas —a atual deve-se ao sultão otomano Suleiman, o Magnífico.
Pode-se visitar esta cidade como qualquer outra, admirando seu clima mediterrâneo, sua situação espetacular, sua riqueza arquitetônica de três milênios, de povos de muitas raças e culturas.
Se você comprou seu pacote de viagem, fará suas excursões a Haifa, Akko, Tiberíades, Nazaré, Belém e Eilat, no mar Vermelho.
Conta própria
Mas se você fala inglês e quer algo diferente, pode ir por conta própria. Um livro-guia de viagem é indispensável.
O avião pousa em Tel Aviv. Da rodoviária desta cidade, ônibus partem em todas as direções, percorrendo estradas muito boas. Para Jerusalém, por exemplo, há saídas a cada cinco minutos. O trajeto leva 45 minutos.
Em Jerusalém há, no Jaffa Gate da Cidade Antiga, o Christian Information Centre (tel. 28-7647), que pode intermediar hospedagens interessantes, como no convento Maronita, na Maronise Street 25, que aluga quartos por cerca de US$ 20. Escolha um guia que dê esse tipo de informações.
Mesmo com pacote turístico, vale a pena esticar por alguns dias, para ter tempo para os museus (fabulosos) e passeios descomprometidos nas velhas cidades.
Lembre-se: sexta-feira é o feriado dos muçulmanos, sábado, dos judeus; domingo, o cristão —assim sempre encontrará lojas abertas.

Texto Anterior: Superprodução marca Paixão de Cristo em PE
Próximo Texto: Agências já vendem roteiros para a Páscoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.