São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa revela que país cresce mais de 5% para 98% dos empresários

DA REDAÇÃO

Quase a totalidade dos empresários brasileiros (98%) acredita que a economia do país vai crescer este ano a taxa de 5%, no mínimo.
Este é o principal resultado da pesquisa Termômetro Empresarial feita pela Arthur Andersen junto a 137 empresas, sendo 71% de capital nacional e 29% de capital estrangeiro, sobre as tendências macroeconômicas para 95.
Em conjunto, as empresas ouvidas faturam US$ 46 bilhões, cerca de 12% do PIB brasileiro.
Há otimismo também em relação ao faturamento. Nada menos do que 88% dos empresários ouvidos afirmaram que devem faturar mais este ano, na média 13,7% a mais do que faturaram em 94.
A inflação também perdeu a primazia do principal problema brasileiro junto aos empresários. A maioria deles espera que a taxa anual de inflação este ano deve oscilar entre 21% e 50%.
No ano passado, 65% dos ouvidos acreditavam que a inflação de 94 ficaria acima de 1.000%.
Agora, os principais problemas do país apontados pelos empresários são elevada carga tributária, educação falha, dívida social/ má distribuição de renda, corrupção, alta dos preços e sonegação.
Segundo a pesquisa, 83% afirmaram que atingirão a capacidade máxima de produção já em 95.
Pesquisa realizada junto a 25 membros do Comitê de Finanças da Câmara Americana apurou que as previsões de investimento nas suas empresas deve crescer 27,79% em relação a 94.
É a mais alta taxa registrada no últimos 20 anos.

Texto Anterior: Uma ciência na trilha de um país melhor
Próximo Texto: Crédito rural deverá ter recurso externo, afirma Andrade Vieira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.