São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito rural deverá ter recurso externo, afirma Andrade Vieira

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Agricultura, José Eduardo Andrade Vieira, afirmou ontem que deverão entrar no país este ano entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões de recursos externos destinados ao crédito agrícola.
Os recursos, explicou Andrade Vieira, serão garantidos pelos próprios grãos financiados e deverão ser obtidos por produtores rurais de "larga experiência" e empresas tradicionais do setor. Os juros deverão variar entre 14% e 18%.
Este montante, segundo o ministro, deverá vir ao Brasil motivado por uma nova portaria do Banco Central que reduz de três anos para seis meses o prazo de permanência no país de empréstimos externos destinados ao setor.
"Tenho certeza de que este dinheiro vai entrar. Mesmo quando o Brasil não saldava seus compromissos, conseguia recursos no exterior para financiar a safra brasileira", afirmou o ministro.
Para ele, não há a possibilidade de os recursos não chegarem devido às crises na América Latina.
Para financiar a safra, Andrade Vieira disse que seu ministério também estuda o uso da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) para os novos financiamentos. "A proposta é abandonar o uso da TR no financiamento agrícola", afirmou.
As declaração do ministro foram feitas na solenidade de lançamento de laboratório da BM&F de classificação de algodão. O laboratório fará certificados para fomentar papéis lastreados no algodão.
A BM&F também está formando a câmara de açúcar, para lançar contratos futuros do produto.

Texto Anterior: Pesquisa revela que país cresce mais de 5% para 98% dos empresários
Próximo Texto: Prévia do IGP-M fica em 0,39%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.