São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai iniciativa de paz em Chiapas

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O Senado mexicano aprovou em sessão extraordinária o projeto de lei para "Diálogo de Conciliação e Paz Digna em Chiapas".
Ela foi aprovada por unanimidade no Senado (com 2 abstenções) e passou mais tarde na Câmara por 424 votos a 7, com 2 abstenções.
Houve alterações, feitas em resposta a um comunicado emitido pelo EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) no início da semana, que continha críticas ao projeto em estudo pela Câmara.
Entre as principais mudanças está o reconhecimento oficial do EZLN como uma "organização de cidadãos" majoritariamente indígenas como parte do conflito.
O EZLN adquire o direito de ser tratado nas negociações por sua sigla e não mais como "grupo de rebeldes" ou termo semelhante.
As ordens de prisão contra os líderes zapatistas ficam suspensas até que se concluam as negociações entre o EZLN e o governo.
Em San Cristóbal de las Casas (Chiapas), o bispo Samuel Ruiz disse apoiar a iniciativa.

Texto Anterior: Há 50 anos morria Anne Frank; Japão debate guerra e lembra bombardeio; "Totò" Riina pega 7ª pena perpétua; Policial nega ser racista; Jackie traiu Kennedy, diz TV; Adolescentes filmam destruição de casas
Próximo Texto: Canadá captura barco; Espanha envia Marinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.