São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canadá captura barco; Espanha envia Marinha

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Espanha anunciou ontem o envio de um navio de guerra ao Atlântico Norte para defender os barcos pesqueiros do país, horas depois de a Marinha do Canadá abordar uma traineira espanhola.
O incidente com o barco pesqueiro Estai, baseado em Vigo (norte da Espanha), ocorreu em águas internacionais, diante da costa de Newfoundland e além do limite de 200 milhas náuticas das águas territoriais canadenses.
O ministro da Pesca do Canadá, Brian Tobin, disse que seu país está apenas impondo uma moratória de 60 dias à pesca do linguado negro da Groenlândia.
Em Bruxelas, Emma Bonino, comissária para Pesca da UE (União Européia), acusou o governo canadense de "pirataria".
O que os espanhóis já chamam de "guerra do linguado" começou quando a UE rejeitou como pequena demais sua quota de pesca de 3.400 toneladas do peixe, de um total de 27 mil toneladas fixada para 1995 pela Opan (Organização de Pesca do Atlântico Norte).

Texto Anterior: Sai iniciativa de paz em Chiapas
Próximo Texto: TUDO PELO SOCIAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.