São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO PELO SOCIAL

CLÓVIS ROSSI

Obcecado pelo assunto, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conseguiu introduzir em uma declaração conjunta de parlamentares latino-americanos presentes na cúpula a defesa de "programas de renda mínima". É proposta sua que o governo brasileiro examina.
*
Obsessão por obsessão, o deputado federal Franco Montoro (PSDB-SP) também defendeu a sua: em discurso a parlamentares latino-americanos, referiu-se ao programa de hortas familiares que implantou em seu governo em São Paulo. Disse que foram 250 mil.
*
O Parlamento Latino-Americano já decidiu fazer uma reunião para acompanhar a implementação do programa de ação a ser aprovado na cúpula de Copenhague. Falta só marcar a data.
*
A cúpula aprovou ontem a fórmula 20/20 (20% dos recursos dos países ricos para os mais pobres irão para a área social e 20% dos gastos públicos dos receptores também). Mas ninguém é obrigado a seguir a fórmula.
*
O conflito de Chiapas (México) fez sua aparição ontem na Cúpula. A atriz mexicana Ofélia Medina falou com voz embargada do que considera "guerra não-declarada". E disse que "neoliberalismo é o novo nome de ambição".
*
Outro conflito que surgiu em Copenhague foi o da Tchetchênia. Um grupo de tchetchenos, mantidos à distância do Bella Center, local da reunião, agitava a bandeira da república separatista e pedia o fim da ação militar russa.
*
Os jardins Tivoli, a maior atração turística de Copenhague, rompem hoje e amanhã a tradição de ficarem fechados no inverno. Por causa da Cúpula, abrem para uma série de eventos culturais e de lazer. A entrada é livre.
*
A Aargentino anuncia para a semana que vem uma reunião de ministros sul-americanos de Bem-Estar Social para discutir a implementação das propostas da cúpula.
*
Os representantes brasileiros desconfiam de tal anúncio. Até ironizam o fato de que a Argentina está anunciando decisões brasileiras antes dos brasileiros, como acaba de acontecer com a nova banda de flutuação do real.
*
Bill Jordan, secretário-geral da mais importante confederação sindical do planeta, a CIOSL, festeja: O que era slogan do movimento sindical (um novo contrato social) agora é slogan da ONU.
*
A polícia dinamarquesa suspendeu a caçada aos homens-rãs que dispararam anteontem contra um segurança da cúpula. "Não estou preocupado com o episódio", disse o superintendente Ove Dahl.

Texto Anterior: Canadá captura barco; Espanha envia Marinha
Próximo Texto: Divergência suspende vôo de observadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.