São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erros no câmbio desgastam Pérsio Arida

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Pérsio Arida, está se desgastando junto ao governo, ao Congresso e ao mercado financeiro devido aos erros na implantação da nova política cambial, na semana passada.
No Palácio do Planalto, Arida é responsabilizado pelas falhas de comunicação aos bancos sobre o novo regime cambial, que contribuíram para uma onda especulativa de três dias.
Parlamentares querem que Arida explique as denúncias de favorecimento a bancos com informações privilegiadas. Bancos reclamam de Arida por terem sido responsabilizados pela especulação.
Ontem, logo pela manhã, Arida provocou a irritação dos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, ao não comparecer à audiência marcada para explicar as denúncias de vazamento de informações privilegiadas.
O motivo alegado para a ausência de Arida —a necessidade de obter mais dados para responder às denúncias— não convenceu .
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a convocação de Arida para terça-feira próxima, também para explicar as denúncias.
Anteontem, Arida foi convocado para reunião com o presidente Fernando Henrique Cardoso, que cobrou dele resultados das investigações sobre a atuação dos bancos .
Arida também se reuniu com o ministro Pedro Malan (Fazenda) e o procurador-geral da República, Arisitides Junqueira. Ele recebeu pedido do deputado Jaques Wagner (PT-BA) para que investigue a atuação do BC.

Texto Anterior: Punição deve vir do BC, diz FHC
Próximo Texto: Bolsa de NY quer atrair mais estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.