São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra das notas do BC

Esta é a íntegra das notas divulgadas ontem pelo Banco Central:
Nota 1
Face às repercussões na imprensa nacional sobre o relacionamento do Banco Central com as instituições "dealers" na área de câmbio, esta Autarquia vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1) o sistema de "dealers" foi estabelecido com o objetivo de agilizar e restringir os riscos de crédito das intervenções no mercado de câmbio;
2) os "dealers", em número de vinte instituições financeiras, são credenciados individualmente pelo Banco Central para atuarem como instrumentos auxiliares no processo de leilão eletrônico. A lista dos "dealers" é revista periodicamente, de seis em seis meses, ou sempre que julgado necessário;
3) relativamente ao recente episódio de descredenciamento de instituição "dealer", divulgado pela imprensa, a decisão tomada pelo Banco Central baseou-se em critérios de caráter exclusivamente técnico-administrativo;
4) encontram-se em estudo alterações no atual sistema de relacionamento do Banco Central com o mercado de câmbio doméstico, com o objetivo de aperfeiçoar seus aspectos operacionais.
Em 14.03.95

Nota 2
O presidente do Banco Central do Brasil, sr. Pérsio Arida, recebeu em audiência os srs. José Safra e Carlos Alberto Vieira, tendo debatido, na ocasião, procedimentos relativos a operações de câmbio durante a semana passada.
"Lamento que a decisão exclusivamente técnico-administrativa, de caráter isolado e restrita à Mesa de Câmbio", disse o sr. Pérsio Arida, "tenha alcançado tamanha repercussão".
O banco Safra continua a exercer normalmente suas funções de "dealer" nas mesas de operações de títulos públicos e operando regularmente em todos os segmentos do sistema financeiro nacional, acrescentou o presidente do Banco Central.

Texto Anterior: Banco Central ameniza crise com bancos
Próximo Texto: Veículos importados têm recorde de vendas; Receita quer concluir restituição do IR até abril; Bolsa de Nova York quer atrair estrangeiros; CEF estuda reabertura para os financiamentos; Banco de Boston lança cartão com a United
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.