São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central ameniza crise com bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Pérsio Arida, divulgou às 21h de ontem duas notas oficiais para atenuar a repercussão negativa do descredenciamento do banco Safra como "dealer" —representante do BC— do mercado de câmbio.
O Safra foi retirado da lista de 20 "dealers" de câmbio na última sexta-feira, após o desfecho da crise no mercado com o lançamento da nova política cambial.
Arida diz ter se reunido com José Safra e Carlos Alberto Vieira, dirigentes do banco, e debatido "procedimentos relativos a operações de câmbio durante a semana passada".
"Lamento que decisão exclusivamente técnico-administrativa tenha alcançado tamanha repercussão", disse Arida, segundo a nota.
Em entrevista à Folha, publicada no domingo, Arida disse que o BC descredenciara vários "dealers" e que tal medida estava relacionada com "infrações no comportamento dos dealers".
Na mesma entrevista, Arida disse que o descredenciamento era "o primeiro passo" e sinalizou que outras medidas poderiam ser tomadas —como cassar a carteira de câmbio dos bancos.
Na nota de ontem, o BC diz que o Safra continua a "operar regularmente em todos os segmentos do Sistema Financeiro Nacional".
Mas lembra que o banco continua como "delear" do BC nas operações com títulos públicos.
Na outra nota, o BC reafirma que "encontram-se em estudos alterações no atual sistema de relacionamento do Banco Central com o mercado de câmbio".

Texto Anterior: Cavallo tenta aprovar hoje novo pacote fiscal
Próximo Texto: Leia a íntegra das notas do BC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.