São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borges bate outro recorde e ganha novo ouro no Pan

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MAR DEL PLATA

O nadador brasileiro Gustavo Borges, 22, conquistou ontem a medalha de ouro nos 100 m nado livre dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, ao completar a prova em 49s31.
Seu tempo representa novo recorde Pan-Americano na modalidade. O recorde anterior também era dele, estabelecido no Pan de Havana, em 1991, com 49s48. O recorde mundial pertence ao russo Alexander Popov (48s21).
A medalha de prata ficou para o norte-americano Jon Olsen, com 49s39, seguido pelo brasileiro Fernando Scherer, com 49s79, que ficou com a medalha de bronze.
Gustavo Borges já havia estabelido outro recorde pan-americano no último domingo, quando ganhou sua primeira medalha de ouro na prova dos 200 m nado livre com o tempo de 1min48s49.
A torcida brasileira que está em Mar del Plata foi ao delírio quando o placar do complexo de natação onde foi realizada a prova começou a apitar, registrando a quebra de recorde. Aos gritos de 'u - tererê', saudou a vitória do brasileiro.
"Foi uma prova muito boa, mas cansei um pouco no final. Estou contente pela vitória e também porque o Fernando conseguiu baixar a casa dos 50s", disse Borges assim que deixou a piscina.
O melhor tempo de Scherer na prova dos 100 m nado livre foi obtido em setembro do ano passado durante o Mundial de Roma. Na ocasião, ele terminou em 12º lugar, com a marca de 50s31.
"Estou satisfeito por ter conseguido baixar meu tempo. Não fiz uma virada tão boa como poderia. Mas fiquei feliz do mesmo jeito", afirmou Scherer.
Já Gustavo Borges conseguiu levar vantagem durante toda a prova sobre os norte-americanos Jon Olsen e Gary Hall, este último o quarto colocado e, antes do início da prova, apontado como o favorito para a medalha de ouro.
Borges conseguiu virar ontem os primeiros 50 m em 23s64.
Hoje, Borges e Scherer voltam à raia olímpica de Mar del Plata para a disputa da prova de revezamento 4 x 100 m livre, que tem ainda na equipe brasileira Roberto Piovesan e André Teixeira.
A equipe norte-americana é a favorita para a conquista da medalha de ouro.
"Fora da água nós brasileiros somos prata. Mas dentro dela nós prometemos lutar pelo ouro", disse Scherer.
Além das medalhas de Borges e Scherer, o Brasil obteve ontem outras três medalhas de bronze na natação.
A primeira foi nos 100 m costas, com Fabíola Molina (1min04s85). A vencedora foi a norte-americana Barbara Bedford (1min01s71), que estabeleceu novo recorde pan-americano. Em segundo lugar ficou sua compatriota Kristim Heydaneck (1min03s10).
Nos 200 m costas, Rogério Romero chegou em terceiro lugar, com o tempo de 2min01s13. O vencedor foi Brad Bridgewater (EUA), com 2min00s79, que chegou poucos centésimos à frente do cubano Rodolfo Falcón, prata com o tempo de 2min00s98.
O Brasil também ficou com o bronze no revezamento 4 x 100 m livre feminino.
Além do revezamento 4 x 100 m livre, os brasileiros competem hoje em mais cinco provas.
Cassiano Leal e Luiz Lima buscam a medalha nos 400 m livre, enquanto Gabrielle Rose e Patrícia Ribeiro da Silva disputam os 100 m borboleta.
Nos 200 m peito masculino, competem Guilherme Belini e Oscar Godói. Nos 100 m peito feminino participa Fernanda Morais e nos 800 m livre, Mariana Rangel e Luciana Ernesto.

Texto Anterior: TVA e ESPN lançam novo canal de programas esportivos em junho
Próximo Texto: Brasil perde por 3 a 0 no vôlei para a Venezuela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.