São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veneza comemora centenário com quatro de suas cinco mostras

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Para comemorar o centenário do cinema, a Bienal de Veneza promoverá este ano quatro de suas cinco mostras dedicadas a diferentes áreas: cinema, artes plásticas, música e teatro.
A mostra de cinema acontecerá entre 30 de agosto e 9 de setembro, dividida em cinco seções: Venezia 52 (a mostra principal), Notte Veneziane (filmes de grande impacto visual), Panorama Italiano (com a recente produção do país), Finestre sulle Immagini (dedicada a novas linguagens) e Corsia de Sorpasso (tendências internacionais do cinema). O programa do festival será divulgado no mês de junho pelo diretor do evento, o cineasta Gillo Pontecorvo.
Entre dezembro próximo e fevereiro de 1996 Veneza abrigará ainda a mostra "A Grande Ilusão", totalmente dedicada ao centenário do cinema, em colaboração com o Conselho da Europa e a Unesco.
Dirigido pelo espanhol Luis Pasqual, o próxima edição do Festival Internacional de Teatro tem como tema "A Viagem, o Amor, a Morte". Este ano o evento acontece entre 18 de maio e 21 de junho e sua programação também não foi definida.
O regente Lothar Zagrosek dirige a orquestra e coro da Academia Santa Cecilia de Roma na abertura do Festival Internacional de Música, que acontece entre 1º e 3 de julho. O tema do evento será "A Espiritualidade na Música Contemporânea".
A Bienal de Artes plásticas acontecerá entre 11 de junho e 15 de outubro com cerca de 600 obras de 300 artistas provenientes de 25 países. O Brasil comparece com obras dos artistas Arthur Bispo do Rosário e Nuno Ramos.
Apenas arquitetura fica para o ano que vem, devido à falta de espaço. O evento deveria se realizar simultaneamente à mostra de artes plásticas, mas EUA e países nórdicos se recusaram a participar em espaços exíguos.

Texto Anterior: Dois CDs mostram composições inspiradas na literatura francesa
Próximo Texto: Baixou uma 'Porca Miséria' na Globo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.