São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
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Personagens simulam homem no micro

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Professores da USP e da Universidade de Nova York estão trabalhando em conjunto —via Internet— para criar programas de realidade virtual para facilitar o uso de computadores.
Até junho, os pesquisadores pretendem colocar na Internet personagens virtuais capazes de conversar e reagir a comandos do usuário de computador.
O trabalho é coordenado por Ken Perlin, 36, professor de ciência da computação em Nova York, e Marcelo Zuffo, 28, professor da Escola Politécnica da USP e pesquisador do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis).
A idéia partiu da necessidade de desenvolver novos programas gráficos para diminuir a distância entre o homem e o computador.
Os personagens virtuais são desenhados em "3D Studio" e podem acenar as mãos ou ainda piscar os olhos, reagindo a comandos do usuário.
Para que isso aconteça, a imagem humana é capturada por câmera de vídeo e digitalizada. Com essa informação, o personagem virtual reconhece o usuário.
Os bonecos aparecem na tela limpa ou em um ambiente virtual. Os cenários estão sendo criados pelo pesquisador Athomas Goldberg, 27, da Universidade de Nova York. Por enquanto, os personagens estão sendo colocados em um bar ou em um saguão de hotel.
O próximo passo é dotar os bonecos de reconhecimento de voz, para que sejam capazes de conversar com o usuário.
Concluído o projeto, personagens poderão navegar pela Internet e executar tarefas como coletar informações em bancos de dados.
Outra aplicação possível é em sistemas de informação em quiosques multimídia. Os bonecos também podem ser usados em projetos de arquitetura, simulando as reações dos moradores de um condomínio que esteja sendo criado.

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