São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço on line atrai grandes investidores

KEVIN MANEY
DO "USA TODAY"

Grandes negócios são esperados para breve no mercado de serviços on line nos Estados Unidos, incluindo investimentos ou compras por parte da AT&T, US West e Ameritech.
Os comentários sobre possíveis negócios esquentaram depois que a empresa de TV a cabo Tele-Communications anunciou, em dezembro passado, que estava disposta a comprar 20% da The Microsoft Network, pagando US$ 125 milhões.
Esse serviço on line é 80% de propriedade da Microsoft, mas ainda não está em operação. Os serviços on line oferecem informações e transmitem correio eletrônico para computadores, usando as linhas telefônicas.
"Nós esperamos muitas aquisições e incorporações nessa área", disse Bill Bluestein, da Forrester Research.
A US West poderá investir cerca de US$ 50 milhões para comprar 10% do eWorld, o novo serviço on line da Apple.
"Tenho confirmação de que isso vai acontecer", disse Alan Brigish, presidente da empresa de análise de mercado Simba Information.
A US West não confirma a informação. Mas o porta-voz Steve Lang disse que, se o governo norte-americano suspender a legislação restritiva para companhias telefônicas, essas empresas "estarão muito interessadas em comprar serviços on line".
As empresas telefônicas podem ter um serviço de informações, mas não podem transmitir informações por linhas de longa distância. Há expectativa de que o Congresso venha a suspender essas restrição neste ano.
Segundo analistas, a Ameritech deve comprar uma participação na GEnie, da General Electric. A Ameritech já tem uma aliança com a GE Information Services e a GEnie é parte dessa empresa.
A AT&T pode comprar parte ou o controle total de um dos três maiores serviços on line: America Online, Prodigy ou CompuServe. A AT&T já investiu em algumas empresas menores, mas quer atuar no time principal, afirmam analistas. Uma forma rápida de atingir esse objetivo seria comprar um dos três grandes.
Mas a AT&T pode ter chance real apenas com a CompuServe, da H&R Block. Isso porque sua rival, Sprint, já tem 3% da America Online, enquanto a IBM, outra grande concorrente, tem metade da Prodigy. A AT&T já teria feito algumas ofertas pela CompuServe.

Texto Anterior: TV japonesa faz animação por computador
Próximo Texto: IBM ganha ação judicial nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.