São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda do Ultraje a Rigor faz composição via modem

Equipamento envia composições criadas no computador

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre partituras restringem-se à estante (móvel portátil onde se coloca a música executada). Hoje, o modem já está fazendo as vezes desse móvel, transmitindo pelo micro as partituras que alguns integrantes da banda Ultraje a Rigor compõem.
O guitarrista Heraldo Paarmann e o baterista Flavio Suete usam o modem para compor simultaneamente.
Pelo menos três vezes por semana os músicos conversam pela máquina, trocam acordes e fazem ajustes finais de composições, que levam depois para ensaios da banda.
O próximo disco que deverá ser gravado em maio tem algumas músicas que foram compostas no computador via modem.
Além de trabalhar no micro, Paarmann e Suete consideram-se viciados em alguns games. É claro que a opção durante a madrugada é jogar via modem.
O título preferido é "Doom 2", jogo de ação que pede muita paciência para eliminar monstros durante as 32 fases. Os músicos preferem testar suas habilidades à distância, porque o desafio é maior. Nunca dá para saber como um vai atacar o outro. É imprevisível na opinião dos dois.
Além de Paarmann e Suete, Roger Moreira, líder da banda, e o baixista Sérgio Petroni aderiram ao "Doom 2" via modem. Para que todos consigam jogar simultaneamente é preciso conectar-se a um BBS (sistema eletrônico de quadro de avisos), que permite a conexão para "Doom 2" com mais de dois jogadores.
O BBS que faz essa conexão é o Sherwood.

Texto Anterior: Compressão dos dados reduz gastos
Próximo Texto: Modem e software de comunicação ligam micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.