São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modem e software de comunicação ligam micro

DA REPORTAGEM LOCAL

O usuário que quiser ligar seu micro a redes remotas pelo telefone precisa de basicamente duas coisas: modem (equipamento que conecta o micro à rede telefônica) e programa de comunicação.
O mercado oferece uma grande variedade de ambos. Por isso, é preciso analisar as necessidades que definem a compra.
Os modem são fornecidos em quatro versões: placas internas, modelos externos, pocket e cartões PCMCIA. O que muda é basicamente a aplicação, já que a tecnologia é a mesma.
As placas internas devem ser preferidas por quem tem slots disponíveis na máquina e pouco espaço na mesa. Já os modelos externos se adaptam bem a usuários que não têm mais slots (são ligados a saídas seriais) ou que queiram ver o modem.
Para quem envia dados quando a partir de micros portáteis, os modem no formato de cartões PCMCIA —do tamanho de um cartão de crédito— e os modelos pocket —que cabem no bolso— são uma boa opção.
Os primeiros são particularmente úteis para notebooks que tenham o slot PCMCIA e não possuam modem interno.
Os pockets devem ser preferidos no caso de micros sem a capacidade de receber tais cartões, já que são facilmente ligados na porta serial.
A velocidade também deve ser considerada na hora da compra. Modelos mais rápidos, como os de 28.800 bps, apesar de mais caros, transmitem a informação muito mais rapidamente, diminuindo o número de pulsos e o preço da conta telefônica.
A velocidade mais vendida atualmente é a de 14.400 bps, apesar de 70% da base instalada no país ainda ser de modelos que transmitem a 2.400 bps.
Custando cerca de três vezes mais que os modelos de 2.400 bps, os de 14.400 bps chegam a ser até 20 vezes mais rápidos que os primeiros, graças à tecnologia mais moderna, que traz correção e compressão dos dados transmitidos.
Os programas de comunicação ligam os modem e o restante do sistema à rede telefônica. Novamente o usuário deve verificar suas necessidades antes de escolher o software que comprará.
Há versões de software de comunicação para os diversos sistemas operacionais do mercado.
Assim, se o usuário trabalha majoritariamente dentro do "Windows", não há por que adquirir uma versão para DOS, que não tira proveito dos recursos do programa da Microsoft.
Alguns programas também emulam protocolos de compressão e conferência de dados. Por isso, se o modem do usuário não possui tais recursos incorporados, a escolha de um programa com tais recursos ajuda a reduzir o preço da conta telefônica.

Texto Anterior: Banda do Ultraje a Rigor faz composição via modem
Próximo Texto: Instalação de aparelho é tarefa complicada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.