São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação de aparelho é tarefa complicada

DA REPORTAGEM LOCAL

O usuário que acaba de comprar o seu modem pode ter uma decepção logo de cara. O procedimento de ligá-lo à máquina, principalmente modelos internos, é complicado, normalmente exigindo a presença de um técnico.
A maioria dos problemas reside no conflito do modem com outros periféricos ligados ao computador.
Isso acontece porque todos os equipamentos ligados ao computador precisam ter um "endereço" eletrônico —dividido entre IRQs e DMAs—, para que o microprocessador saiba onde "encontrá-los".
Na realidade, dois periféricos podem usar o mesmo endereço, desde que não o façam ao mesmo tempo, o que configura o conflito.
No conflito, um dos " donos" do "endereço" compartilhado deixa de funcionar. No caso de choque com o mouse, normalmente ele fica congelado na tela.
Por isso, o principal responsável pelos choques é o próprio ratinho, que está ativo a todo momento. Dificilmente um modem entra em conflito, por exemplo, com um scanner, que não costuma ser usado ao mesmo tempo que o modem.
Em muitos casos, a solução passa por uma irritante sessão de tentativa e erro, onde se tenta encontrar um endereço para o modem que não esteja sendo usado.

Texto Anterior: Modem e software de comunicação ligam micro
Próximo Texto: Caçador de hacker vai ao ar via Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.