São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recessão é saída, diz Zedillo

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O presidente do México, Ernesto Zedillo, afirmou que não esperava viver momentos tão duros como presidente. A afirmação foi publicada pelo "New York Times".
"Achei que seria difícil, mas devo confessar que nunca esperava algo tão complexo como o que nós vivemos nos últimos três meses".
Zedillo disse que a única saída para a crise é aceitar um período de recessão econômica e acelerar a marcha para a mudança política.
"Sei que vai ser doloroso e que ninguém quer isso, mas é necessário. Já foi falado que não sou um bom político, mas algumas das experiências mais traumáticas de crise financeira que tivemos no México se deram porque não se falava a verdade à população".
Dois dias após a saída do ex-presidente Carlos Salinas para os EUA, Zedillo negou que tenha pedido para ele deixar o país.
Segundo o presidente, sua maior surpresa nos cem primeiros dias de governo foi verificar a fragilidade da economia mexicana.
"Não estava ciente de quão rápido mudaria a estrutura da dívida interna, só fiquei sabendo do problema do tesouro em dezembro".
Zedillo agradeceu aos EUA pelo envio de US$ 20 bilhões ao México. "Fiquei surpreso com a rapidez com que o governo americano reagiu", disse.(Daniela Rocha)

Texto Anterior: Salinas não quer asilo, dizem EUA
Próximo Texto: Carro-bomba deixa 2 mortos na Turquia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.