São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supremo autoriza inquérito para investigar denúncias contra Amorim

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Maurício Corrêa, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou ontem abertura de inquérito para apurar denúncias contra o senador Ernandes Amorim (PDT-RO), suspeito de atuar no narcotráfico.
Corrêa determinou ontem mesmo que a Polícia Federal tome o depoimento da ex-mulher do parlamentar, Hélia Amorim, que está presa em Salvador.
O pedido de abertura de inquérito havia sido encaminhado ao STF na quarta-feira pelo subprocurador da República Cláudio Fontelles. Amorim é o quarto secretário da Mesa Diretora do Senado e também será investigado pelo Congresso.
Congresso
O pedido de investigação de Amorim, acusado de envolvimento com o narcotráfico, foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) anteontem.
A investigação no Congresso poderá levar Amorim a ter seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. Caso as investigações policiais encontrem indícios contra o parlamentar, ele terá que enfrentar também uma ação na Justiça.
A investigação sobre Amorim será o primeiro caso do novo corregedor do Congresso, o senadro Romeu Tuma (PL-SP) se o plenário aprovar o parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
O parecer admite abertura de processo parlamentar contra Amorim por falta de decoro e recomenda que o corregedor e a Comissão de Ética do Senado instruam o processo. Tuma disse que já está reunindo a documentação existentes na polícia contra Amorim, mesmo antes de estar com o caso nas mãos.

Texto Anterior: Tudo será explicado, diz Flores
Próximo Texto: 'Reengenharia' de SP faz 23 mil demissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.