São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotos da Indy temem a chuva na Austrália

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL À AUSTRÁLIA

A chuva se tornou a principal preocupação das equipes da Indy nas horas que antecederam o primeiro treino classificatório para o GP de Surfers Paradise, Austrália.
A sessão estava marcada para a 1h30 da madrugada de hoje no horário de Brasília (14h30 em Surfers Paradise) —portanto, depois do fechamento desta edição.
Como choveu ontem na cidade, algumas equipes já começavam a traçar suas estratégias para a eventualidade de a prova deste domingo (à 1h da manhã) acontecer com pista molhada.
A principal dificuldade é saber se o carro deve estar acertado para o piso úmido ou para o seco, especialmente se a chuva for intermitente.
Isso porque o carro sofre modificações, que incluem os pneus, regulagem de suspensão, dos freios e dos componentes aerodinâmicos.
A principal função de tais modificações é não deixar o carro aquaplanar, ou seja, impedir que se forme uma lâmina de água entre os pneus e o piso, a qual tira a aderência e pode provocar acidentes.
"Este é um dos circuitos de rua mais rápidos do mundo. Com a pista molhada, dá muita aquaplanagem", disse o brasileiro Emerson Fittipaldi, da Penske.
"Ninguém gosta de correr com muita chuva. Mas, se chover pouco, não me importo", acrescentou.
O vencedor da prova do ano passado, o norte-americano Michael Andretti, concorda.
"A chuva faz com que a pista fique diferente a cada volta, pois surgem poças. Eu prefiro dirigir no seco", disse o piloto da Newman/Haas. "E a coisa fica pior se chove, pára e volta a chover. Pode-se perder uma corrida por um erro na estratégia de pneus".
Caso a corrida aconteça com pista molhada, os organizadores da prova podem optar por limitar a sua duração para duas horas.
Com o expediente, já utilizado no GP de Miami, no último dia 5, evita-se o que aconteceu em Surfers Paradise em 94, quando a prova durou quase cinco horas (leia texto nesta página).
Sábado
A segunda sessão de treinos classificatórios para o GP australiano da Indy acontece a partir das 23h de hoje (horário de Brasília), ou 12h de sábado. Os pilotos serão divididos em dois grupos, o dos mais lentos e o dos mais rápidos, de acordo com os tempos obtidos na primeira sessão.

Texto Anterior: Para Raí, jogo com Barcelona lembrou 1992
Próximo Texto: Ambiente é mais humano do que na Fórmula 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.