São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
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Estréia 'Suíte nº 2 para Garfo e Faca'

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Peça: Suíte nº 2 Para Garfo e Faca
Com: grupo Teatro do Movimento
Onde: Teatro Sérgio Cardoso — Sala Paschoal Carlos Magno (r. Rui Barbosa, 153, tel. 605-9570, região central da cidade de São Paulo)
Quando: 17 a 26 de março
Horário: quarta a sábado às 21h; domingo às 20h
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00.

Panelas, talheres e caçarolas são os personagens do espetáculo de dança "Suite nº 2 para Garfo e Faca", que o Grupo Teatro do Movimento estréia hoje, na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso.
Os autores são Flávia Marioto e Marcus Vinicius de Arruda Camargo, também fundadores do grupo. Durante aproximadamente 50 minutos, um elenco de três bailarinas interpreta, com humor e originalidade, os resultados de uma pesquisa de linguagem que procura revelar novos caminhos para a dança contemporânea brasileira.
O tema de "Suite nº 2 para Garfo e Faca" surgiu quando Flávia e Marcus participaram de um dos eventos "Movimentos da Dança", realizados pelo Sesc.
Na ocasião, apresentaram uma coreografia de poucos minutos, que continha elementos da cozinha. "Foi quando percebemos que o tema poderia render um espetáculo longo", diz Flávia que, paralelamente, cultiva gosto pessoal pela culinária.
Dona de um pequeno restaurante em Pinheiros, o Mercearia do Conde, Flávia cria referências, no espetáculo, à alquimia da alimentação e ao caráter sagrado do alimento para a preservação da existência.
"É na cozinha que as coisas realmente acontecem em uma casa", ela comenta. No palco, Flávia e Marcus ambientam sua cozinha em um mundo medieval.
"Queremos remeter à cozinha antiga dos castelos, aquela espécie de porão por onde a história passa". Neste espaço cheio de peculiaridades, surpresas e mistérios, a dupla de coreógrafos introduz várias alegorias, como o personagem que é um paneleiro, ou figuras que representam o resto, o amargo ou o fogo.
"Chamamos nosso trabalho de dança-teatro porque não é uma linguagem rígida de dança, seja na forma ou no compasso musical. Embora não tenha texto, possui um roteiro que leva a confluências com o teatro."
Coreograficamente, o espetáculo se fundamenta nas técnicas de Rudolf Laban, que Flávia absorveu durante sua formação com a professora Maria Duschenes, e nos ensinamentos de outro mestre. Klauss Vianna.
"Trata-se de uma dança que faz o bailarino buscar dentro de si a maneira mais autêntica e pessoal de se expressar", afirma Flávia, que destaca outros pontos fortes do espetáculo: a cenografia de Márcio Colaferro e os figurinos de Heitor Werneck e Paulo Modena.
Formado em 1988, o grupo Teatro do Movimento está realizando "Suíte nº para Garfo e Faca" graças ao Prêmio Estímulo, oferecido no ano passado pela Secretaria Estadual da Cultura. No entanto, a verba de R$ 6 mil recebida, representou apenas uma parcela da produção.

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