São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acrobático Fratelli evita clichês do circo

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Espetáculo: Uma Noite e Tanto; com o Acrobático Fratelli
Estréia: hoje, às 21h
Onde: Teatro Mars (r. João Passalacqua, 80, tel. 011/284-8334)
Horário: quinta a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Ingressos: R$ 12 e R$ 15 (aos sábados e domingos)

O espetáculo "Uma Noite e Tanto", que o Grupo Acrobático Fratelli estréia hoje no Teatro Mars, tem como principal objetivo eliminar os clichês do circo.
"O circo é uma expressão viva, tão importante quanto o teatro, balé ou ópera. Queremos que deixe de ser uma linguagem coadjuvante", diz Paulo Vasconcelos, fundador e diretor do Acrobático Fratelli.
Para levar o circo ao palco teatral, Vasconcelos e sua troupe criaram um enredo contado através das peripécias circenses. A direção é de Roberto Lage e a trama enfoca o triângulo amoroso entre um ex-trapezista, sua "partner" e um gângster.
A história é veículo para articular variados e bem-executados números circenses, que vão da pirotecnia a arriscadas acrobacias. "Mas o espetáculo não se resume a meras demonstrações de virtuosismo", acrescenta Vasconcelos.
Produção requintada, "Uma Noite e Tanto" conta com música ao vivo, interpretada pela Banda Hermana Soul. Os cenários são de Miguel Paladino, também autor dos figurinos, junto com Paola Biganti.
Este é o primeiro trabalho solo do elenco, que, até então, vinha participando dos espetáculos do Grupo Ornitorrinco de Cacá Rosset.
O sucesso em peças como "O Doente Imaginário" e "Sonho de uma Noite de Verão" estimulou o Fratelli a apostar na emancipação.
Todos os integrantes do elenco têm formação circense. Vasconcelos, por exemplo, começou sua carreira no Circo Escola Picadeiro, seis anos atrás.
Hoje, possui sua própria escola, o Galpão Acrobático Fratelli, no Itaim Bibi. "O novo circo é uma tendência mundial. Queremos que, também no Brasil, ocupe todos os espaços, inclusive os palcos mais nobres."
Dispostos a desenvolver uma linguagem própria, os Fratelli também se inspiraram no circo dos anos 30 e 40, que costumava encenar histórias na segunda parte do espetáculo.
Foram as tramas ingênuas representadas na época que originaram o tema de "Uma Noite e Tanto".

Texto Anterior: Alegria do homem é dádiva para Deus
Próximo Texto: Amizade no infortúnio embala 'Sonho'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.