São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE pode ceder ao Canadá 40% da pesca do linguado da Groenlândia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Européia pode ceder ao Canadá 40% das cotas de pesca do linguado da Groenlândia no Atlântico Norte, que chegam a 27 mil toneladas.
A proposta foi debatida nas negociações da Organização para Pesca do Atlântico Norte (Nafo), iniciadas ontem em Bruxelas.
As negociações começaram depois de o Canadá ter liberado a traineira espanhola Estai, apreendida quinta-feira da semana passada por suposta pesca ilegal perto de Newfoundland (Canadá).
A União Européia e a Espanha afirmaram que as negociações podem ser suspensas a qualquer momento, caso o Canadá apreenda outro barco espanhol.
A Espanha manteve na região o navio de guerra enviado após a captura do pesqueiro Estai.
"Os canadenses sabem muito bem que, se houver outro incidente, os contatos serão rompidos", disse a comissária para Pesca da UE, Emma Bonino.
Mas o governo canadense mantinha intenção de apreender barcos portugueses e espanhóis que, segundo ele, pescavam acima da quantidade e abaixo do peso permitidos.
O ministro da Agricultura e Pesca da Espanha, Luis Atienza, disse esperar que o Canadá não ameace as 18 traineiras espanholas e nove portuguesas que ainda pescam na área disputada.
"Não me surpreenderia se isso acontecesse, mas eu espero que não", disse o ministro.
Atienza afirmou ainda que vai solicitar ao Canadá restituição dos US$ 500 mil dólares pagos como fiança pela traineira.
Diplomatas da UE mantiveram a acusação de pirataria contra o Canadá pela apreensão.
A traineira foi recebida a tiros 28 milhas além do limite de 200 milhas do mar territorial canadense, na região dos Grandes Bancos.
Segundo o Canadá, uma rede de malhas finas e peixes encontrados a bordo indicam que o Estai estava pescando peixes com tamanho inferior ao mínimo permitido pela Nafo, prejudicando a preservação da espécie.

Texto Anterior: Chirac defende testes nucleares da França
Próximo Texto: Príncipe Charles visita o Marrocos; Suposto incendiário é preso no Rio; Mississippi ratifica abolição após 130 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.