São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac defende testes nucleares da França

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Jacques Chirac, líder das pesquisas na corrida para a eleição presidencial francesa, defendeu ontem a retomada dos testes nucleares da França.
O candidato apresentou seu programa de política externa. Afirmou que vários especialistas acham que a França ainda precisa realizar alguns testes de armas nucleares antes de suspendê-los definitivamente.
Em abril de 1992, o presidente François Mitterrand e o premiê socialista Pierre Bérégovoy haviam anunciado a suspensão unilateral dos testes franceses.
EUA, Reino Unido e Rússia seguiram o exemplo mais tarde; a China continuou a testar bombas.
Chirac defendeu o fortalecimento da União Européia e a criação da moeda única do continente. Abandonou promessa, feita em novembro de 1994, de realizar novo plebiscito sobre a questão.
Ele minimizou o caso de espionagem da CIA em território francês, revelado no mês passado, e prometeu consolidar a amizade franco-americana, apesar dos atritos periódicos.
Pesquisa do jornal InfoMatin indica que Chirac tem 28% das intenções de voto, para 21% do socialista Lionel Jospin e 16% do premiê Edouard Balladur.
Esses dados seriam para o primeiro turno, em 23 de abril.

Texto Anterior: Dini vence disputa com Berlusconi
Próximo Texto: UE pode ceder ao Canadá 40% da pesca do linguado da Groenlândia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.