São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liberal Iakovlev abandona chefia da TV que Ieltsin quer privatizar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O político liberal russo Alexander Iakovlev renunciou ontem à presidência da TV estatal Ostankino, que o presidente Boris Ieltsin se prepara para privatizar.
Iakovlev, 71, foi um dos principais assessores de Mikhail Gorbatchov, último presidente da extinta URSS. É conhecido como "pai da glasnost", por seu papel nas reformas que marcaram os últimos anos do regime soviético.
Ao deixar o cargo, que exerceu por 14 meses, ele fez críticas à burocracia da Ostankino.
"Essa gente tende a esconder sua falta de profissionalismo criticando os programas das emissoras independentes. Eles não querem competição; tudo o que querem é receber fundos estatais e fazer fortunas produzindo comerciais".
A renúncia de Iakovlev ocorre duas semanas após o assassinato do jornalista Vladislav Listiev, que acabava de ser nomeado diretor-executivo da Ostankino.
Considerado um dos mais populares âncoras dos noticiários da TV russa, Listiev foi morto a tiros em 1º de março no saguão de seu prédio de apartamentos.
O assassinato, atribuído ao crime organizado, estaria ligado à disputa pelos mercados publicitários da Rússia ou à própria privatização da Ostankino.
Iakovlev era também presidente da Televisão Pública Russa, uma holding estatal que deverá manter 49% das ações da Ostankino após a privatização.
A Câmara russa rejeitou anteontem projeto das bancadas nacionalista e ex-comunista que propunha um veto à privatização.

Texto Anterior: Itália faz vacina contra úlcera
Próximo Texto: Equipe acha pedras da Patagônia na Antártida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.