São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acha pedras da Patagônia na Antártida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Arqueólogos chilenos do Instituto Antártico do Chile encontraram artefatos de pedra de indígenas da Patagônia na ilha da Desolação, no arquipélago antártico Shetland do Sul.
Os objetos estavam misturados a utensílios deixados por caçadores europeus que iam a região. Os especialistas identificaram cinco sítios arqueológicos, quatro deles com restos de caçadores.
"Entre esse material de origem claramente européia, encontramos quatro artefatos líticos: um núcleo de riólito (espécie de granito) com marcas de uso, dois raspadores duplos e um buril de riólito", disse Rubén Stehberg, membro da equipe que escavou as peças.
Segundo ele, tais instrumentos são comuns das culturas Chonos, Alacalufes e Iaganes, naturais da Patagônia.
"A grande tradição marinha dos povos indígenas e o ótimo manejo que faziam dos então abundantes recursos marítimos era a principal razão para que fizessem essas viagens", concluiu Stehberg.

Texto Anterior: Liberal Iakovlev abandona chefia da TV que Ieltsin quer privatizar
Próximo Texto: Clinton pode adiar visita a Moscou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.