São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia do Rio define ação conjunta com PF

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

O governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), anunciou ontem a assinatura de convênios com o governo federal que, segundo ele, permitirão ações integradas entre as forças de segurança estaduais e as polícias Federal e Rodoviária.
Os convênios que, segundo Alencar, deverão ser assinados na próxima semana, foram acertados durante reunião entre ele e o ministro da Justiça, Nelson Jobim.
O governador reafirmou que poderá voltar a solicitar o apoio das Forças Armadas para o combate à criminalidade no Estado.
Ainda de acordo com Alencar, Jobim comprometeu-se a buscar uma fórmula para viabilizar uma maior fiscalização no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Segundo o governador, há um conflito de competências em diversas áreas do aeroporto, o que dificulta o trabalho da PF.
O governador afirmou que Jobim comprometeu-se a liberar R$ 3 milhões para a conclusão da penitenciária de Bangu 2. Segundo Alencar, o ministro disse também que tentará obter R$ 25 milhões para a construção de mais uma penitenciária.
Pela manhã, o ministro da Justiça esteve com o prefeito do Rio, César Maia (PMDB). Depois, foi para um encontro com integrantes do movimento Viva Rio.
Lá, Jobim recebeu sugestões para o combate à criminalidade, entre elas a que prevê a retirada da Constituição Federal das atribuições de cada corporação policial. Caberia a cada Estado da federação definir a maneira de empregar suas polícias. Jobim se disse simpático à proposta.
O coordenador do Viva Rio, Rubem César Fernandes, cobrou do governo estadual uma política de segurança pública. "Não se deve falar em guerra, mas em investigação e policiamento comunitário", afirmou. Na véspera, o secretário de Segurança do Rio, general Euclimar Lima da Silva, afirmara que o Estado vivia uma guerra contra os criminosos.

Operações
A Polícia Civil foi recebida a tiros por supostos traficantes durante operações realizadas ontem. As operações foram feitas no início da manhã no morro da Mineira, no Catumbi, e na favela de Acari, bairros da zona norte. Cinco suspeitos foram detidos e um Voyage roubado foi recuperado.

Texto Anterior: Ministro é contra elevar TEC
Próximo Texto: Morre PM atingido em helicóptero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.