São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lulu volta a apostar na dance music

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O cantor e compositor Lulu Santos lança esta semana seu novo disco, "Eu e Memê, Memê e Eu", trabalho afinado com o universo da dance music. O Memê do título é o DJ Marcello Mansur, parceiro de Lulu desde seu último disco, "Assim Caminha a Humanidade", de 1994.
Duas partes compõem o disco. Na primeira, Lulu e Memê reelaboram sucessos de Tim Maia, Roberto Carlos e Marina Lima.
Na segunda, Memê assume o comando e remixa sucessos de Lulu, como "Casa" (86) e "Tudo Igual" (94). O autor não intervém.
O projeto de remixes se restringe a músicas lançadas pela BMG. Sucessos como "Tempos Modernos" (82) e "Como uma Onda" (84), gravados na Warner, ficaram de fora "porque as fitas se deterioraram", segundo o cantor.
Para Lulu, a metade remix não rouba sua autoria da obra. "A criação artística é o lampejo, a idéia. Minha voz está lá, as composições são minhas. Mas o trabalho, dentro de um conceito moderno de produção artística, é tão meu quanto do Memê", diz.
O remix e o sampler são, para Lulu, o grande barato do disco. "Foi como se eu tivesse encontrado uma caixa velha cheia de retratos e feito uma colagem de fotos, um passeio no tempo", compara.
"Me fascina a idéia da reconstrução de músicas a partir de referências já existentes", explica, referindo-se aos samplers de Doobie Brothers, Prince, Michael Jackson e Trammps.
Tim Maia se sobressai, desde o título do disco (referência à música "Eu e Você, Você e Eu") até as versões de "Descobridor dos Sete Mares" e "Sossego".
"Tim surge da minha vontade de perceber qual é a comarca do soul brasileiro. Eu gosto mesmo é de música de homem preto, que é uma das mais poderosas formas de arte das últimas décadas", diz.

Disco: Eu e Memê, Memê e Eu
Artista: Lulu Santos
Lançamento: BMG
Preço: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: INSIDE
Próximo Texto: Cantor busca nicho de mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.