São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim-de-semana francês faz homenagem aos irmãos Lumière

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Começa hoje um dos mais intensos finais de semana de celebração do centenário do cinema na França. Duas datas relacionadas aos irmãos Lumière justificam a concentração de eventos.
Amanhã, completam-se cem anos da mítica filmagem em Lyon da primeira versão de "A Saída da Fábrica Lumière", um dos curtas da primeira sessão do cinematógrafo, em dezembro de 1895. Na próxima quarta, faz um século a pioneira apresentação do cinematógrafo num encontro científico em Paris da Sociedade de Apoio à Indústria Nacional francesa.
O Instituto Lumière em Lyon realiza hoje e amanhã a Jornada Lumière, com uma maratona de projeções de filmes dos inventores franceses do cinema.
O evento encerra-se amanhã com uma noite de palestras com cineastas do mundo inteiro, que reunirá entre outros Stephen Frears, Stanley Donen, Wim Wenders e Nélson Pereira dos Santos.
A efeméride pauta também a TV francesa. Diariamente, até o fim do ano, a rede France 2 exibe um dos pequenos filmes Lumière.
Já o Canal Plus dedica sua programação de amanhã à megaprodução "Um Dia Especial de Cinema", com cem curtas que retratam no mesmo momento o trabalho cinematográfico em 40 países.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: "Jamais achei que enganava alguém"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.