São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Coelho só perde para Gabriel García Márquez na AL

DA REDAÇÃO

O brasileiro Paulo Coelho é o segundo escritor latino-americano em vendagem. Seus 6 livros já venderam 4 mil cópias no Brasil e 2 mil no exterior, segundo a revista inglêsa The Economist, que o coloca entre os 50 mais bem pagos do mundo. Coelho só perde para o colombiano Gabriel García Marquez. Seus livros são vendidos em 45 países e já foram traduzidos em 22 línguas.
A revista inglesa aponta para o fenômeno de mercado que, odiado pela crítica e amado pelos leitores, já ganhou cerca de 5 milhões de dólares.
O artigo faz uma analogia entre o escritor e o pastor que vende algumas ovelhas para arrecadar dinheiro para sua peregrinação.
Coelho abandonou a faculdade de direito e passou por dois casamentos, já compôs letras de música, estudou astrologia e experimentou LSD.
Segundo a The Economist, suas parábolas e provérbios são um "Manual de auto-ajuda da New Age", com os seguintes princípios: acredite nos seus sonhos, resista às tentações, extraia da sua mente os "maus pensamentos" e escute o seu coração.
A alquimia de Coelho estaria em transformas o cotidiano em ensinamentos cheios de riquezas.
A revista ainda descreve seus hábitos de vestuário: cabelos desordenados, velhos jeans e estilo "contra-cultura". Em entrevista recente o escritor afirmou ser um guru no Brasil e um escritor apreciado no exterior.
Apesar dos temas exotéricos e do misticismo, Coelho não vê paradoxos entre sua postura e a ambição profissional. "No dinheiro existe mágica", diz ele.
A edição francesa de "O Alquimista" é um sucesso de vendagem, com ilustrações do desenhista Moebius.
O cineasta Roman Polanski já manifestou o desejo de gravar o terceiro livro do escritor, "As Valquírias".
Na proxima semana estréia em São Paulo uma montagem teatral do texto "O Diário de Um Mago", com a direção de Paulo Trevisan, no Teatro Gazeta. O espetáculo multimídia contará com imagens de uma pregrinação à Santiago de Compostela.

Texto Anterior: Acadêmicos criticam o governo e defendem preço de livro tabelado
Próximo Texto: Folha promove debate com diretores de teatro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.