São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul de Minas é 'núcleo cósmico do planeta'

EVANDRO EBOLI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO SUL DE MINAS

No cruzamento do paralelo 22º08' sul com o meridiano 45º05' oeste está localizado o "núcleo cósmico do planeta". Ali, no sul de Minas Gerais, está plantada a cidade de São Lourenço.
Para os seguidores da autoproclamada "ciência" da eubiose, a estância hidromineral não é apenas um aprazível local para repousar o corpo e ingerir boa água. É "o portal da era de aquarius".
Os eubióticos —professadores da crença de que extraterrestres pousam seus espíritos em terráqueos, num processo de reencarnação intergalático— são apenas um ponto na constelação de seitas que transformou o sul de Minas no epicentro da explosão esotérica no Brasil.
Uma fervilhante concentração de comunidades alternativas, cidades místicas, videntes, gurus, filosofias e sociedades religiosas.
Ali, vive-se em outras esferas: projeta-se um aeroporto para naves extraterrestres, ingere-se o alucinógeno "oaska", discutem-se os problemas da vida em sociedades subterrâneas, entoam-se cânticos orientais e espera-se o alvorecer de uma nova fase da humanidade.
Território privilegiado pelas energias transcendentais, o magnético triângulo místico, limitado por Poços de Caldas, Carmo da Cachoeira e Maria da Fé, atrai para suas dez cidades legiões de curiosos e "fiéis".
"É mais fácil falar com Deus aqui do que na avenida Paulista", acredita Alexandre Ferreira, da Sociedade Brasileira da Eubiose.
Deve ser mais fácil do que encontrar uma brecha na agenda de Thomas Green Morton, incensado habitante da região, sempre assediado, em seu sítio de Pouso Alegre, por um rebanho de interessados em seus poderes extraordinários. O homem do "Rá!" é o eleito das estrelas —ao menos das que fazem parte do "show-business" nacional.
No sul mineiro, nem mesmo a mais sagrada das instituições brasileiras é respeitada: a cidade de Aiuruoca prefere antecipar o Carnaval para, no reinado de Momo, trocar confetes e serpentinas por um ecumênico encontro esotérico, reunindo adeptos de diferentes crenças. Este ano, eles participaram de danças sagradas, meditaram em cachoeiras e promoveram palestras entre fogueiras e bambuzais.
Encantado
Neste mundo encantado, os principais fiscais da natureza são os adeptos do Santo Daime, aglutinados na comunidade de Matutu. Além dos rituais que envolvem a ingestão de "oaska", dedicam-se à preservação de rios e bosques, combatendo a ação de caçadores e lenhadores.
Claro que a espiritualidade não é tanta a ponto de impedir o previsível florescimento de um comércio voltado para o esoterismo —cujo grande "shopping" é a cidade de São Tomé das Letras, tomada pelo cheiro dos incensos que ardem em suas lojas.

Texto Anterior: FHC deve participar de inauguração em SP; Hospital dá diagnóstico de eletro por fax; O NÚMERO; A FRASE; Rejeição materna pode levar bebê a violência; Risco de diabetes dobra em obesos que fumam; Brasil sedia evento inédito sobre tosse
Próximo Texto: Aiuruoca troca samba por 'purificação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.