São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

EUA vêem tabagismo como doença pediátrica

DOUG LEVY
DO "USA TODAY"

O chefe do FDA (Food and Drugs Administration - órgão do governo americano que controla alimentos e remédios), David Kessler, qualificou a dependência de cigarros como "doença pediátrica", criticando fabricantes de cigarros por promoções sedutoras dirigidas a adolescentes.
Kessler também apontou memorandos da indústria de cigarros que orientam responsáveis pelas vendas a colocar materiais que atraem adolescentes nas redondezas das escolas de 2º grau. Isso indica, segundo ele, que a indústria dirige seus produtos aos jovens.
Kessler afirma que todos os dias, 3.000 adolescentes nos EUA começam a fumar.
"A dependência de nicotina começa como doença pediátrica. Mas nossa sociedade tem feito pouco para desencorajar este vício entre nossos jovens."
Kessler sugere restringir a presença de máquinas de venda de cigarros, conscientizar os jovens de que o cigarro é perigoso para a saúde e reduzir as "imagens poderosas" em anúncios e promoções dirigidos a menores de idade.
Mas Kessler reiterou que proibir a venda de cigarros é inviável.
Segundo Brennan Dawson, porta-voz do Instituto do Tabaco, regulamentações não impedem os jovens de fumar: "Os jovens dizem que os entorpecentes estão disponíveis em toda parte, mas não há marketing nem máquinas de venda de drogas. Isso não tem muito a ver com as razões que levam os jovens a usar drogas."

Tradução Clara Alain

Texto Anterior: Paranormal crê ser 'fenômeno energético'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.