São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola formou 3 candidatos

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Pelo menos uma coisa Jacques Chirac, Lionel Jospin e Edouard Balladur têm em comum: os três estudaram na mesma escola.
Balladur (turma de 57), Chirac (turma de 59) e Jospin (turma de 65) são formados pela Escola Nacional de Administração (ENA).
Sua influência é tão grande na política francesa que deu origem a um neologismo —"enarquia", a ditadura dos ex-alunos da ENA.
Moldados na mesma forma, os políticos de esquerda e de direita que saem da ENA acabam tendo as mesmas idéias, segundo adversários da "enarquia".
Criada em 1945 para formar funcionários para altos cargos da administração, a escola se tornou um viveiro de futuros políticos.
Entre seus ex-alunos, também figuram três ex-premiês, sete ministros atuais e o ex-presidente Valéry Giscard d'Estaing.
Alguns viram no suicídio do ex-premiê do PS Pierre Bérégovoy um símbolo da vitória da "enarquia" sobre o homem comum.
Após sair do governo, em 93, acusado de receber empréstimo sem juros e sentindo-se abandonado, deu um tiro na cabeça.(AFt)

Texto Anterior: Milhares recebem corpo de filipina enforcada; O. J. deixou rastro de sangue, diz investigador; Ataque rebeldes mata 15 soldados turcos; Oito civis angolanos morrem em emboscada
Próximo Texto: Mitterrand mantém discrição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.