São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand mantém discrição

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

François Mitterrand tem tido um comportamento discreto na campanha presidencial. Na semana passada, em entrevista ao "Le Figaro", disse pela primeira vez que vai votar em Lionel Jospin.
"Espero que os que me seguiram façam o mesmo", disse o presidente, referindo-se a alguns de seus ex-aliados que, desta vez, declaram apoio a Jacques Chirac.
O balanço dos 14 anos de mandato de Mitterrand é incômodo para Jospin, que procura fazer uma avaliação crítica do período.
Aos 78 anos, Mitterrand mantém um bom nível de popularidade, graças a seu carisma pessoal e à simpatia despertada por sua luta contra um câncer na próstata.
Ele tentou influir na escolha do candidato socialista. Deu declarações veladas de apoio a Jacques Delors, mas não conseguiu convencê-lo a se candidatar.
Em seguida, teria forçado um de seus maiores aliados, o ex-ministro da Cultura Jack Lang, a desistir da candidatura. Com isso, contava beneficiar na eleição primária do PS o primeiro-secretário do partido, Henri Emmanuelli, pouco carismático, mas "mitterrandista".
Na disputa entre Emmanuelli e Jospin, Mitterrand se disse neutro. Mas a vitória ficou com Jospin, um crítico do poder "monárquico" do presidente.(AFt)

Texto Anterior: Escola formou 3 candidatos
Próximo Texto: Lagerfeld estabelece silhueta do inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.