São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A chupeta da febre

Só as mães sabem como é difícil tirar a temperatura dos bebês. Se o instrumento de medição for o tradicional termômetro de mercúrio, que precisa ser colocado sob a axila da criança—, um ato aparentemente simples pode se transformar num verdadeiro exercício de habilidade, já que o doentinho potencial não pára quieto mesmo durante os três minutos necessários. A chupeta-termômetro Ther-Mommy promete facilitar a tarefa dos pais. Fabricada na China, tem um visor de cristal líquido que registra a temperatura. Como é à prova d'água, pode ser usada também para regular a temperatura do banho. Para as mães mais esquecidas, um lembrete: o termômetro digital da Ther-Mommy desliga-se automaticamente após 16 minutos. A importadora All Way não recomenda o uso prolongado da chupeta, por tratar-se de um aparelho de precisão. Inconveniente: o equipamento não tem serventia para pequenos que não "pegam" chupeta.
—C.Z.

Métodos
Existem três formas de se medir a temperatura: axilar, oral e retal. A primeira registra como temperatura normal aquela que oscila entre 36ºC e 37ºC. Na medição retal ou oral, a temperatura chega a ser até 0,5ºC superior à axilar, esclarece o pediatra Jacques Crespin.

ONDE ENCONTRAR. DB Brinquedos. Shopping West Plaza, bloco A, loja 3.112, Pompéia, zona oeste. Tel. 262-0161. Preço: R$ 24,95. Mandarim Presentes. R. Joaquim Floriano, 901, Itaim, zona sul. Tel. 820-4858. Preço: R$ 20.

"É superprática"
Fernando tem seis meses e meio de vida. Adora chupar chupeta e saracotear. Ele não pára até mesmo quando está no colo de sua mãe, a pintora Mary Lucia Al-Assal. O bebê sugou a chupeta-termômetro por três minutos, o suficiente para registrar sua temperatura, normal (37,3ºC), e acionar o bip, um sinal toca avisando que o instrumento pode ser retirado. "É superprática. Uma outra chupeta-termômetro que experimentei não indicava a temperatura, só mudava de cor", afirma Mary Lucia.

Texto Anterior: Momento vampiro
Próximo Texto: Edmundo e as mulheres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.