São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
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Escritório virtual atrai empresários

DEBORAH DE OLIVEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Empresas de prestação de serviços de escritórios facilitam a vida de qualquer empresário que não quer —ou não pode— ter um endereço comercial. São também uma boa oportunidade de negócio para quem quer abrir um.
O empreendedor tem que oferecer toda a infra-estrutura para o cliente —do fax ou caixa postal à secretária-bilíngue.
O usuário entra apenas consigo e com alguma verba para pagar todo o esquema —em geral, bem mais em conta do que manter escritório e funcionários.
Esse tipo de escritório já ganhou o nome de virtual. Isso mesmo: tudo funciona sem a necessidade do usuário ter que administrar pessoal ou contas de telefone.
Esse trabalho (penoso) fica por conta do outro empresário, daquele que oferece o serviço. O público alvo dos escritórios virtuais são executivos e profissionais liberais.
Uma empresa que presta esse serviço é a Postnet, franquia norte-americana que está há cinco meses no Brasil. Oferece 37 tipos de serviços diferentes —de motoboy a aluguel de salas.
Segundo Fabio Setton, 28, master-franqueado no Brasil, o faturamento da loja fica em R$ 15 mil por mês. Profissionais bilíngues fazem serviços de secretariado.
A franquia Mail Boxes Etc. tem serviços de "courrier", além de caixa postal e serviços telefônicos.
Com a caixa postal, o cliente pode abrir uma empresa com o seu endereço e alugar filiais em qualquer parte do mundo onde exista a franquia Mail Boxes.
Com duas unidades em São Paulo a HQ-Business Center, há três anos no país, possui 72 salas para locação. Segundo Eliana Dias, 30, gerente operacional da HQ, cada sala está equipada com mesa, três cadeiras e telefones, além de uma área comum com secretária, gerente, assistente-administrativo e office boy.
Pegando carona no know how das franquias, alguns empresários brasileiros abriram suas próprias empresas de serviços.
Viajando pela Europa, o ex-engenheiro Antônio Furtado de Miranda Neto, 32, percebeu que estes serviços eram comuns.
Há três anos, Miranda investiu US$ 8 mil para abrir a Expert Business Center prestando serviços de escritórios, aluguel de equipamentos e salas. Na sua opinião, esses espaços funcionam como "escritórios maternidades".
"O bom atendimento desse serviço terceirizado fez surgir um novo nicho entre as pequenas empresas", diz Sérgio Iazzetti, 40, sócio-diretor da Central Office.
Para ele, as pequenas empresas ganham em rapidez e economizam gastos com os escritórios virtuais.
O consultor Arão Sapiro, 45, utiliza os serviços de editoração eletrônica, caixa postal, recados e aluga salas na PostNet acredita que gastaria muito mais se tivesse que montar um escritório.
Janey Tezelli, 35, representante de uma loja de produtos naturais dos EUA, conheceu os serviços da Mail Boxes naquele país. De volta ao Brasil, ela continua usando os serviços da empresa.

PARA SABER MAIS:
Mail Boxes Etc. - (011) 851-0214; PostNet - (011) 822-7372; HQ-Business Center - (011) 818-8999; Central Office - (011) 572-6516; Expert Business Center - (011) 530-2139

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