São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
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Mercedes-Benz redesenha o sedã E 320

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mercedes-Benz está testando no Brasil seu novo sedã E 320, que ganhou design externo também novo.
O carro da série E foi flagrado no litoral fluminense, Rio, em testes de adaptação, e deve começar a ser vendido na Alemanha a partir de junho.
A previsão de sua chegada ao mercado brasileiro é só para o final deste ano.
O E 320 remodelado está rodando em território brasileiro, em fase experimental, para ser submetido a uma bateria de testes de resistência e, desta forma, ser possível realizar suas respectivas adaptações para o mercado nacional.
As modificações do E 320 são significativas. Na frente, os faróis, que há décadas foram retangulares, passam a ser redondos e duplos de cada lado.
A porção superior do pára-lama e o canto do capô ganham linhas arredondadas e levemente elevadas. Até a grade frontal para entrada de ar no motor, característica inconfundível da Mercedes, ficou mais estreita.
Na traseira, a principal novidade são as lanternas, que ficaram maiores e mais envolventes em direção à tampa do porta-malas.
O sedã E 320 é a primeira versão a sofrer as atuais transformações. Posteriormente, as demais versões da série E acompanharão o novo desenho.
Em se tratando da sóbria Mercedes-Benz, essas mudanças são surpreendentes. A marca alemã está se adaptando para conquistar o mercado dos médios de alto luxo.
Para alcançar esse objetivo, a Mercedes sutilmente abandona o estilão conservador e persegue outras tendências de design, já adotadas pela também alemã BMW.
A última reestilização ocorrida na linha foi em julho de 93. Na época, foram leves transformações na lanterna, nos faróis, no capô e na grade dianteira.
O preço no Brasil das versões atuais E 320 está entre as faixas dos US$ 70 mil e US$ 100 mil.
Classificação
A Mercedes tem uma maneira muito particular de classificar seus modelos. Ao todo, são quatro classes: C, para compactos, E, para intermediários, S, topo de linha, mais sofisticados, e SL, que reúne os conversíveis.
A BMW também possui seu método próprio através de números, como série 3, série 4, série 5, e assim por diante.
No Brasil, a nomenclatura da Mercedes é ainda mais particular e curiosa. A palavra classe dá lugar à palavra série, para não ser confundida com classe social.
LEIA MAIS sobre Mercedes-Benz na página 8-

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