São Paulo, domingo, 19 de março de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Japoneses querem repetir o sucesso das motos Harley
JOTA SANTANA
Confiantes nesse segmento, os fabricantes têm apostado firme. A própria Harley que, em 94 fabricou 95 mil unidades, planeja elevar sua produção para 125 mil. Mas quem vem com tudo nesse mercado são os japoneses. A Yamaha, que produz a linha Virago (bem parecida com a Harley), pretende importar este ano só para o Brasil 679 motos. O plano da Yamaha inclui também um novo modelo da linha Virago, a versão 250 cc, que deve chegar por aqui em abril. As também japonesas Honda, Kawasaki e Suzuki também investem nesse tipo de motocicleta. As "choppers" são máquinas possantes, com posição de pilotagem confortável e motores cheios de torque (força). Uma das características técnicas é o motor de dois cilindros em V, que aumenta o torque. Visualmente se destacam no excesso de cromados, guidão alto e pedaleiras avançadas, motor sem carenagem e banco de dois estágios. As motos Harley-Davidson, única marca genuinamente norte-americana, representam um estilo, onde onde liberdade e emoção são os principais ingredientes. O filme "Sem Destino" ("Easy Rider") é a sua melhor tradução. Ter uma Harley é sinônimo de disposição incomum para a aventura —como no filme com Peter Fonda e Dennis Hopper. A imagem de rebeldia, que sempre foi associada à motocicleta desde que Marlon Brando pilotou uma em "O Selvagem", tornou-se num símbolo de contestação dos herdeiros de Woodstock. A imagem da Harley é intrinsecamente estradeira. É um estilo que combina mais com chapéu de vaqueiro do que com capacete e macacão de couro. "Harleyro" também usa couro, mas em botas, calças e jaquetas pretas, justas e brilhantes. Pulseiras, bandanas, muitas tatuagens e grandes anéis completam o traje. Colaborou JOTA SANTANA, free-lance para a Folha Texto Anterior: Alfa Romeo traz para o Brasil o 164 com motor V6 de 24 válvulas Próximo Texto: Genebra aposta pesado no mercado brasileiro Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |