São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
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CLÁUDIO CSILLAG
DA REDAÇÃO

A análise dos planos foi dividida em três partes.
Na primeira, especialistas do Cremesp e da APM determinaram indicadores da qualidade dos serviços oferecidos, de acordo com critérios técnicos.
Os aspectos analisados, adaptados para o público leigo, estão apresentados em páginas separadas, para facilitar a comparação: perfil das empresas, acesso ou facilidade para usar o serviço, vínculo médico-paciente e qualidade da assistência.
Na segunda parte é apresentada a análise dos contratos realizada por especialistas do Procon: garantias contratuais, períodos de carências, extensão de coberturas e limites na assistência.
Em seguida, duas pesquisas do Datafolha deram voz à opinião dos usuários e médicos a respeito de dez organizações que vendem planos de saúde. Foram investigadas as dez maiores organizações entre as que aceitaram participar do estudo.
As páginas centrais exibem uma sugestão de avaliação geral dos planos e servem de orientação para as outras. A última mostra preços e telefones.
Em alguns casos, os indicadores trazem dados referentes ao SUS, o Sistema Único de Saúde, que substitui desde em 1988 as antigas siglas Inamps, INPS e Suds.
Os dados do SUS foram tomados da cidade de São Paulo. São dados irregulares, que incluem os provenientes do Instituto do Coração, centro superior à maioria absoluta dos hospitais particulares, e os de pronto-socorros sobrecarregados.
O objetivo é mostrar que o público e o privado têm semelhanças e são, portanto, comparáveis. Não são, como muitos querem, mutuamente excludentes.
Pelo contrário: da mesma maneira que os planos suprem a ineficiência pública, o SUS serve, como muitos já descobriram, de rede de segurança contra as deficiências da medicina privada.
(CCs)

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