São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stocklos lança texto de "Mary Stuart"

DA REPORTAGEM LOCAL

Stocklos lança texto de "Mary Stuart"
Espetáculo: Mary Stuart
Artista: Denise Stocklos
Onde: Sesc Pompéia
Quando: de hoje a 29 de março (terça a sábado, às 21h, e domingo, às 20h)
Quanto: R$ 12
Livro: Mary Stuart
Autora: Denise Stocklos
Lançamento: terça, às 21h
Onde: Sesc Pompéia
Quanto: R$ 12

A nova temporada paulistana de Denise Stocklos, que começa hoje no Sesc Pompéia, traz novidades. Além de apresentar sua "Mary Stuart", há oito anos em cartaz em 30 países do mundo, ela lança o livro homônimo ao espetáculo.
Editado pela própria atriz, o livro "Mary Stuart" contém o subtexto do espetáculo. Recompõe a peça cena por cena, decupando o processo de criação, direção e interpretação desenvolvido desde a estréia em Nova York, em 1987.
Um capítulo descreve o roteiro muscular a ser seguido em determinados movimentos, outro discorre sobre um dia de ensaio, outro descreve o que se passa pela cabeça da atriz durante uma sequência cênica, e assim por diante.
O livro é encerrado com um artigo que resume a construção do espetáculo, de sua evolução e das reações que provoca pelo mundo.
A obra ilustra o projeto teatral da atriz, denominado por ela de "Teatro Essencial", baseado no uso mínimo de recursos materiais (cenário, figurino, texto) e uso máximo de recursos do ator (corpo, voz, intuição, pensamento).
Denise adapta o texto de "Mary Stuart" à situação política de cada país. Ela vem falando de Antônio Carlos Magalhães, como já falou de Fernando Collor (no Brasil) ou de George Bush (nos EUA).
"A importância e a repercussão de meu trabalho não foram assimiladas ainda aqui", afirmou a atriz.
"Dizem que o radicalismo ficou nos anos 60, que não há mais revolução, mas o que faço mexe nos pontos que a sociedade quer abafar. Desde o Teatro de Arena e o Oficina isso não acontecia no Brasil", afirmou.

Texto Anterior: Escultura e gravura 'dialogam' em mostra
Próximo Texto: Stevie Wonder volta a celebrar o funk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.