São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga já matou 6.000 em SP

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 70% dos adolescentes com Aids se infectaram dividindo seringas quando usavam drogas. No Estado de São Paulo, dos cerca de 840 contaminados entre 15 e 19 anos, cerca de 570 pegaram o vírus com seringas.
Entre os jovens infectados entre 20 e 24 anos, 57% se contaminaram usando drogas. No total dos casos notificados, 32,15% são usuários de drogas injetáveis.
Em todo o Estado de São Paulo —que tem cerca de 60% dos casos de Aids do país— o compartilhar de seringas já infectou 9.700 pessoas. Dessas, mais de 6.000 já morreram.
O primeiro caso notificado por drogas no Estado foi em 1983. Em 1985, foram dez. Nos cinco anos seguintes, o número de infectados com seringas aumentou em proporções geométricas.
A partir de 1990, o crescimento estacionou em torno de 34%. Quer dizer, de cada cem novos infectados, um terço era usuário de drogas.
Como consequência desse aumento, vem crescendo o número de mulheres infectadas e o de crianças que nascem com o vírus.
(AB)

Texto Anterior: Posto de troca de seringa fica vazio
Próximo Texto: Brasil está uma década atrasado, diz médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.