São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amantes da natureza criam clube 'verde'

Sócios precisam cumprir 'deveres'

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O desembargador, num feriado do ano passado, observava o vizinho sair de viagem quando notou que o portão estava aberto. Esperou-o virar a esquina, empurrou o portão e soltou a arara que vivia presa.
No dia seguinte, telefonou para o Clube dos Amantes da Natureza comunicando que tinha finalmente cumprido o primeiro dos deveres como sócio.
O gesto do desembargador, que mora em Jundiai, é apenas um dos relatos dos 6.783 sócios do clube fundado há quatro anos e ligado à revista "Natureza". O primeiro dos deveres dos associados é "tentar dar fuga a animais silvestres mantidos em cativeiro".
"Só incentivamos atitudes assim quando se tem certeza que o animal solto tem condições de sobreviver", diz o jornalista Aydano Roriz, 46, fundador do clube. No caso da arara, não se tem muita certeza.
A idéia do clube —segundo Roriz— é incentivar ações de preservação da natureza no cotidiano das pessoas. "Nada de ecochatos. O clube reúne gente que se preocupa com o meio ambiente mas prefere não participar de movimentos."
Outro dever do associado é plantar pelo menos 12 árvores por ano, assim como ensinar as crianças e denunciar focos de incêndio, invasões de reservas e maus tratos a animais.
Depois de um ano, o associado vai para o estágio "sênior" e recebe mais cinco deveres, como não usar agrotóxico e trocar detergente por sabão em pedra. "Ninguém fiscaliza ninguém. O dever é questão de foro íntimo", diz Roriz.
O comerciante Antonio Baptista Povoação, 69, está há dois anos no clube. "Sempre planto novas espécies e protejo as helicônias do meu sítio na praia".

CLUBE DOS AMANTES DA NATUREZA - 832-7317

Texto Anterior: Plantas exigem cuidado especial no outono
Próximo Texto: Paisagistas têm projeto para avenida em Moema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.