São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paisagistas têm projeto para avenida em Moema

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os alunos da Escola Paulista de Paisagismo querem dar de presente à cidade uma nova avenida Ibirapuera. Durante o ano passado, eles criaram um projeto de paisagismo que pode mudar a cara e as cores da avenida.
Falta agora encontrar interesse da prefeitura e da iniciativa privada. "A avenida hoje não passa de uma baia de estacionamento, com carros sobre as calçadas e pedestres em risco", diz o professor Antonio Carlos da Silva Barbosa.
Segundo o projeto dos alunos, os estacionamentos do meio da rua seriam eliminados e transformados num largo canteiro central. Três planos de vegetação ocupariam a avenida. No primeiro e mais alto deles ficariam os guapuruvus, que crescem rápido e acima das luminárias. Sua copa tem flores amarelas que aparecem no verão.
No nível intermediário estariam os jacarandás-mimoso, árvore de porte médio que dá flores azuis também no verão. Os estudantes imaginaram um tapete de flores azuis e amarelas sobre o canteiro.
No estágio inferior seriam plantadas bela-emília, arbustos de flores azuis que se destacam na primavera e verão. Alternando com elas estariam os lírios amarelos, que florescem na mesma época.
"As cores que se alternam dariam a impressão de ondas", diz Barbosa. "A avenida teria uma homogeneidade visual e quebraria a monotonia do motorista."
Segundo o professor, o projeto será doado para a prefeitura. Os alunos buscam agora patrocínio da iniciativa privada. Eles lembram que todo o projeto de paisagismo da rodovia dos Bandeirantes foi patrocinado por um banco.

ESCOLA PAULISTA DE PAISAGISMO - Avenida Ibirapuera, 2.315, conjunto 12, em Moema. Telefone 531-0991.
(AB)

Texto Anterior: Amantes da natureza criam clube 'verde'
Próximo Texto: Clima da cidade altera floradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.