São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo vai sediar festival de butô em abril

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um novo festival internacional de dança acontece este mês em São Paulo. Trata-se da Mostra 95, Butoh e Teatro Pesquisa, que será inaugurada dia 17 por um dos mais importantes artistas da vanguarda japonesa: Min Tanaka.
O evento se estende até 30 de abril no Centro Cultural São Paulo. De 18 a 23, parte da programação estará sendo apresentada em Curitiba (nos teatros Ópera de Arame e Fernanda Montenegro).
Outra cidade que sediará o festival será Brasília, dias 19 e 20 de abril e de 1º a 7 de maio (Teatro Nacional Cláudio Santoro e Espaço Cultural 508 Sul).
Os realizadores e curadores são Wolfgang Pannek e a atriz e bailarina Maura Baiocchi. Segundo eles, o evento é voltado para as artes cênicas e, nas próximas edições, poderá enfocar outros temas.
Além de 16 espetáculos diferentes, a Mostra 95 inclui exposição de fotos, palestras, workshops, exibições de filmes e vídeos e o lançamento do livro "Butch: Dança Veredas D'Alma", de Maura Baiocchi.
Também participam da mostra artistas de vários lugares do Brasil, nem todos ligados ao butch. São eles o Grupo Orlando Furioso, Madalena Bernardes, Felícia Johansson, Flávia Pucci, Cecília Borges, Grupo de Teatro Monte Azul, Júlia Pascale, Cia. de Dança Neo Iaô, Grupo Lume, Simone Reis, Cia. Taan Teatro e Teatro de Animação Caixa de Imagens.
"De início, inspirados em um evento que ocorreu em Bremen, Alemanha, em 1992, pensamos em realizar o que chamávamos de Festival Internacional de Butch e Artes Relacionadas", diz Maura.
"Mas, quando começamos a convidar brasileiros, encontramos dificuldades em estabelecer relações com o butch", afirmou.
"No entanto, percebi que há no Brasil muito gente envolvida com pesquisas profundas sobre as artes cênicas. Daí surgiu nosso critério: estimular pessoas ou grupos que, há muito tempo, estão concentrados na descoberta de uma forma própria", disse.
Maura explica que a Mostra 95 reúne desde autodidatas —como a atriz Flávia Pucci, ex-integrante do grupo de teatro de Antunes Filho, que estará apresentando o espetáculo "Cal e a Mariposa Branca"— até formações desenvolvidas em universidades, como o Grupo Lume, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, que vai estrear o espetáculo "Cnossos".

Texto Anterior: A Terra envelheceu desde o último retrato
Próximo Texto: Saiba quem é Min Tanaka
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.