São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cronenberg e o homem-TV

David Cronenberg é um caso à parte no cinema. Um dos raros cineastas que conseguiu se afirmar não propriamente à margem de Hollywood, com quem nunca quis conversa, mas nas suas bordas (no Canadá, na língua inglesa). Mais, afirmou-se fazendo um cinema particular, difícil, fácil de ser visto como "de mau gosto". Como aqui, em que fala de um mestre de TV pirata que, em determinado momento, começa a captar estranhas imagens pornográficas, saídas não se sabe de onde. O filme será em grande parte esta busca: o que é a imagem, de onde ela vem, para onde vai, como se embute no homem e passa a constituí-lo. Análise lancinante da TV, mediada pelo gênio teórico de outro canadense, Marshall McLuhan, "o profeta".

VIDEODROME - A SÍNDROME DO VÍDEO (Videodrome). Canadá, 1983, 87 min. Direção: David Cronenberg. Com James Woods, Sonja Smits. Na Globo.

Texto Anterior: Aventura nas ilhas vulcânicas do Pacífico; Maquiavel em Wall Street; Bogart e Bacall se apaixonam; Clapton faz 50 anos no palco; Jazz na voz de Alberta Hunter; Os mistérios do cristianismo
Próximo Texto: Corleone perde sua alma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.